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Vida Digital

por: Frederico Guimarães

Identidade virtual da empresa - 3

03/02/2016 14:22

Dando continuidade ao tema “o que, quando e como postar”, vamos agora para a segunda etapa.

Lembrando que, primeiro, você precisa definir quais mídias sociais serão trabalhadas. Você confere um resumo aqui. Depois, definir o que será publicado, para só então falarmos sobre quando publicar.

É de suma importância saber quando publicar. Você não vai querer encher o seu Facebook de conteúdo desnecessário, deixando assim os assuntos mais relevantes em menor destaque. O que todos nós queremos em nossa página é que as pessoas interajam com a publicação, que elas curtam, comentem e, principalmente, compartilhem o conteúdo. Por isso, o quando publicar é tão importante. Mas posso dizer que saber a hora exata de publicar é bem mais simples do que parece. Abaixo, três dicas que podem te ajudar, e muito.

1 – Defina a quantidade de postagens por categoria.

Cada um define, de uma forma diferente, quando deve postar, e isso vai de acordo com sua urgência ou necessidade. Defina a quantidade de postagens que cada categoria deve ter em um determinado tempo. Supomos que vou abordar moda Masculina 30 vezes, moda Feminina 40, cumprimentos 10, eventos 10, campanha de primavera/verão 10 e frases motivacionais 10. Deixo um espaço ainda para 10 postagens de clientes que estiverem em compras na loja, tudo isso em um período de 90 dias.

2 - Qual melhor horário para fazer as postagens.

Checando os relatórios da mídia você consegue avaliar o período com maior índice de envolvimento. Mas vale lembrar que nem sempre as pessoas têm acesso ao computador ou celular durante o expediente de trabalho, então, dependendo do seu público, o melhor horário pode ser às 8 horas da manha, na hora do almoço ou final de tarde. Em outros casos, como bares e restaurantes, o pico de postagens ocorre minutos antes da hora do rush.

3 – Quantidade de postagens na página.

Para saber quantas postagens você deve fazer na sua página do Facebook, Instagram ou Twitter, você deve levar em consideração o seu segmento, a quantidade de categorias, sua dinâmica de produtos e seu público. Não existe uma regra, mas você precisa ter bom senso e não encher sua página de bobagens. Algo em torno de duas a três postagens na semana podem ser mais objetivas que 10 publicações no mesmo período. Mas, como eu já disse, depende do seu segmento e dinâmica de produtos. Analise os concorrentes, empresas de referência e do mesmo segmento que o seu e comece a fazer testes. Por exemplo, você poderá trabalhar com até duas postagens por dia em determinado período, como chegada de estação ou liquidação, e em outras épocas de quatro a cinco postagens por semana pode ser suficientes.

Para ajudar a definir um número certo, veja quantas categorias você definiu no total e a quantidade de dias a serem trabalhados. Feito isso você já terá uma base. Outra dica que abordaremos com mais detalhes diz respeito às postagens patrocinadas. Ideal para expandir sua marca e renovar seu público.

Muito para assimilar? No próximo post “Como Postar”, você vai ver como reduzir e chegar a um número ideal de publicações.

Frederico Guimarães é especialista em marketing digital.

E-mail: frederico@souhashtag.com.br


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