terça-feira, 21 agosto 2018
Fale Conosco | (24)3343-5229

Colunas

por: Ingridy Ribeiro

Desapega!

16/03/2018 10:06

Conta pra mim: como está o seu armário?

A inspiração para falar sobre esse assunto veio hoje, quando decidi colocar em ordem o meu armário. Sou uma incentivadora de armários organizados, de mudar os móveis da casa de lugar. Ás vezes, quando tudo parece estar estagnado, uma mudança externa pode ser o empurrãozinho necessário para mudarmos por dentro.

O armário, as gavetas, o quarto e por fim a nossa casa, tudo isso são só símbolos, mas que não raro refletem o nosso mundo interior. A organização destes espaços têm relação com desapegar do que não faz mais sentido e é necessário para que o novo tenha lugar.

Não é assim também com a nossa vida?

Assim como algumas peças no guarda-roupa que só ocupam espaço, nós acumulamos crenças, emoções e relações que já não nos servem mais.

Desapegar é um exercício, que deve ser consciente e constante, até que se torne tão natural quanto escovar os dentes. Quando nos permitimos desapegar, estamos nos oportunizando nos cercar somente daquilo que vai gerar dentro de nós contentamento e satisfação. Para que manter no armário aquela roupa que você mais ou menos gosta e que nunca usa? Para que manter na sua vida aquela pessoa que te faz mais ou menos bem? 

É nossa responsabilidade nos assegurar de que vivemos com aquilo que nos satisfaz, seja aquilo alguma coisa ou alguém. Somos nós quem escolhemos, sempre.

Nada acontece na sua vida? Repara só se você não está apegado ao velho. O novo precisa de espaço para chegar. Reflita: quantas coisas você precisa eliminar, quantas atividades você pode delegar, qual movimento você precisa fazer para que possa seguir adiante e trazer outras atividades, outras pessoas e emoções na sua vida?

Praticar o desapego e resolver o que precisa ser resolvido é como uma injeção de energia no nosso dia a dia. Por isso, eu proponho:

Sabe aquele e-mail que ainda não foi respondido ou deletado? Faça hoje!

E o encontro com os amigos? Marque a data dele hoje!

Isso também é desapegar... desapegar do acumulo de pendências. As pendências são como vampiros que sugam nosso ânimo de agir. A boa notícia? Uma vez que você adquira o hábito de não deixar nada por fazer, você vai se surpreender com o quanto você vai conseguir - e com que rapidez!

Bons desapegos e até uma próxima

Ingridy Ribeiro é Coach de Vida & Carreira. Escreve às sextas-feiras

Em foco

Notícias primeiro na sua mão

Primeiro cadastre seu celular ou email para receber as ultimas notícias.

Curta nossa fan page, receba todas as atualizações - Foco Regional