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Vida Digital

por: Frederico Guimarães

Custo x Benefício das Mídias Sociais

23/11/2015 15:26

Vivemos em tempos difíceis, a crise apresenta um novo cenário a cada dia e, com ela, surgem novas preocupações e desafios. Reduzir custos e aumentar as vendas se tornaram desafios em 2015, e quando se fala em ações para aumentar a lucratividade, uma pergunta ainda deixa muitas pessoas e empresas receosas: vale a pena investir em mídias sociais? Sou sócio diretor de uma empresa de Marketing Digital e só nesta semana fui indagado por duas pessoas sobre o custo x benefício das mídias sociais e se seria possível medir seu ROI (Returno On Investment), que nada mais é do que a relação entre o dinheiro investido em uma campanha online e o valor que foi ganho ou perdido através desse investimento.

Resolvi abordar este tema por dois motivos: primeiro, porque com a crise e o desemprego, muitas pessoas tem investido em seu próprio negócio e algumas tem se dado muito bem, inclusive, direcionando as vendas nas mídias sociais; e o outro é porque as grandes empresas também estão tendo que se mexer e rever suas estratégias, buscando aumentar as vendas.

Separei algumas dicas e algumas dúvidas que são frequentes para quem busca posicionar seu negócio no mundo digital.

É vantagem ter minha empresa nas redes sociais?

Sim, como já disse em outras postagens, cerca de 120 milhões de Brasileiros vivem conectados e a grande maioria possui perfil em redes sociais. Você quer que seu negócio apareça para seu público, certo? Então você tem que estar onde seus clientes estão, ou seja, nas mídias sociais.

Seus concorrentes já estão lá!

Você já conhece seu concorrente? Então, faça uma busca no Google e no Facebook e veja como ele está posicionado na rede.

Como funciona o marketing nas redes sociais?

O seu funcionamento é de maneira dinâmica e planejada. Direcione um responsável dentro de seu negócio ou contrate uma empresa especializada, defina quais canais deseja trabalhar, como Facebook e Instagram, e crie ações para promover seus produtos, serviços e promoções, além de criar um canal de atendimento com seus consumidores.

Por que investir em redes sociais?

Em um momento em que economizar e cortar custos é uma regra, mas sem perder de vista a necessidade de se mostrar no mercado, as mídias sociais possuem o menor custo x benefício. Além de você poder direcionar seu anúncio exatamente para seu público, o valor a ser investido vai de acordo com a sua necessidade e disponibilidade, o custo de profissional e as ferramentas para criação e monitoramento de conteúdo é muito baixo em comparação com as mídias mais tradicionais, por exemplo.

Como calcular o retorno do investimento em mídias sociais (ROI) ?

Não é uma tarefa fácil calcular o ROI, talvez porque, na maioria das vezes, as ações e o objetivo da página são voltadas para a credibilidade e a imagem que a empresa deseja transmitir aos usuários, entretanto, algumas dicas podem ajuda-lo.

Busque referências: coloque nos relatórios de ondem vieram as compras e como as pessoas chegaram até você. Se grandes empresas em suas pesquisas buscam saber como isso aconteceu, por que você não pode perguntar ao seu cliente?

Comentários, compartilhamentos e menções: Estão comentando sua publicação? Marcaram outras pessoas, compartilharam em páginas pessoais o que foi postado na página de sua empresa? Isso são sinais de que o seu investimento está dando resultado. Tenha o hábito de monitorar o que você publicou e acompanhe os resultados.

Sei que este é um assunto bem amplo e com muitas abordagens possíveis, mas resolvi tocar neste assunto pois muitas pessoas me perguntam se acho ou não viável investir em mídias sociais e como trabalhar sua empresa nestes canais. Sempre digo que vale a pena sim, o investimento é baixo e o retorno pode te surpreender. Aconselho que vocês pesquisem, leiam artigos e dicas na internet, muita gente fala sobre este assunto, são vários blogs sobre o tema. A fórmula para o sucesso nas mídias é a criatividade e a abordagem aliados a um bom produto e um bom atendimento.

Qualquer dúvida, mande-me um e-mail, terei prazer em responde-lo.

Frederico Guimarães é especialista em Marketing Digital - frederico@souhashtag.com.br

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