sábado, 16 dezembro 2017
Fale Conosco | (24)3343-5229

Colunas

Vida Digital

por: Frederico Guimarães

Ameaça pelo Whatsapp

15/01/2016 14:34

Um novo vírus está à solta por aí e desta vez se passando pelo aplicativo de conversa mais usado pelos brasileiros, o WhatsApp. As vítimas recebem mensagens por email com uma falsa notificação. Ao clicar no link, pelo smartphone ou computador, você acaba de infectar o seu dispositivo por rum malware.

Uma vez no seu aparelho, um malware – que é um software malicioso – pode causar mal funcionamento ou até mesmo furtar algum tipo de informação, como as senhas de cache por exemplo. Neste vírus do WhatsApp, o golpe utiliza a marca d’agua original do aplicativo, o que em um momento de distração pode acabar confundindo.

Entretanto, se você reparar bem na mensagem, pelo próprio email do remetente já da para perceber que não se trata de um recado oficial do WhatsApp, até porque, pelo meu conhecimento, o aplicativo ainda não envia notificações por email.

Outro tipo de mensagens muito comuns em nossas caixas de e-mail são os famosos comprovantes de depósitos. Estes eu recebo quase que diariamente. Geralmente com uma mensagem agradável, às vezes íntima e, em outros casos, profissional, como “Prezado, em anexo o comprovante do depósito conforme solicitado” ou “Meu amigo, tá aí o comprovante daquela grana que te devia, muito obrigado, você me ajudou muito” e, em alguns casos, o valor do comprovante.

Devemos ficar atentos a estes tipos de mensagens, pois um vírus em nossos aparelhos pode nos complicar um pouco. Como hoje vivemos na dependência deles, seja no trabalho ou na vida pessoal, dois ou três dias sem eles podem nos prejudicar profissionalmente ou socialmente. Sugiro, a princípio, nunca clicar direto no email. Haja com cautela, verifique o email do remetente, analise o título, como está escrito e jamais clique de primeira. Alguns segundos de atenção podem nos poupar de um grande transtorno. Fica a dica!

Frederico Guimarães é especialista em marketing digital escreve sempre às sextas-feiras.

E-mail: frederico@souhashtag.com.br

-

Em foco

Notícias primeiro na sua mão

Primeiro cadastre seu celular ou email para receber as ultimas notícias.

Curta nossa fan page, receba todas as atualizações - Foco Regional