sexta-feira, 21 julho 2017
Fale Conosco | (24)3343-5229

Colunas

por: Ingridy Ribeiro

A virtude da solitude

19/05/2017 14:27

Osho disse que a solidão é uma solitude mal interpretada. Que a solitude tem uma beleza, imponência e uma positividade. Enquanto a solidão é pobre, negativa, escura e melancólica. Eu concordo plenamente.

Mas, antes de continuar a leitura, pare e pense nas cinco pessoas que você mais ama na vida.

Pensou? Mamãe, papai, filhinho...  e você? Estava nessa lista?

Eu sempre digo para os meus clientes: “Sejam como um melhor amigo ou amiga para si mesmo!”. Ás vezes, somos duros demais com a gente, não é verdade? Nada como encarar a si mesmo com os olhos de um melhor amigo, que ama, acolhe e apoia sem julgamentos. E não é papo de terapeuta e coach, digo isso por experiência própria.

Bom, e o que isto tem a ver com solitude? A solitude, na minha opinião, é um ato de amor próprio. Infelizmente, são poucos os que podem dizer que se amam verdadeiramente. Pouquíssimos são os que podem dizer que encontram alegria na própria companhia. A solidão para muitos ainda é vista como uma fraqueza, mas sem sombra de dúvidas ela pode ser uma força.

Estar só nos ajuda a crescer como pessoa, a nos conhecer, reconhecer e respeitar. Quantos de nós somos estranhos em nossas próprias casas, isto é, em nossas próprias mentes? Além disso, a virtude da solitude nos permite construir relacionamentos mais saudáveis. Afinal, quando você deixa de depender dos outros, você começa a ter mais poder de escolha. Você pode até querer, mas não precisa de companhia para ir ao cinema, por exemplo. E isso muda tudo. Faz sentido para você?

Que tal treinar essa virtude daqui para frente? Se apoiar, se curtir, se entender, se perdoar e -finalmente - se amar?

Permita-se experienciar a solitude! Permita-se a enxergar a beleza no silêncio e estar à vontade com a vida que habita em você!

Finalizo citando novamente Osho: “A solidão certamente é doentia, a solitude é perfeita saúde. Seu primeiro e mais fundamental passo em direção a encontrar o significado e o sentido da vida é entrar em sua solitude. Ela é seu templo, é onde vive seu Deus, e você não pode encontrar esse templo em nenhum outro lugar”.

Se este conteúdo foi útil para você, compartilhe com as pessoas que você gosta e inspire transformações.

Bom encontro com você e até a próxima!

Em foco

Notícias primeiro na sua mão

Primeiro cadastre seu celular ou email para receber as ultimas notícias.

Curta nossa fan page, receba todas as atualizações - Foco Regional