sexta-feira, 22 junho 2018
Fale Conosco | (24)3343-5229

Colunas

por: Ingridy Ribeiro

A beleza da incerteza

26/01/2018 13:18

Tá aí algo que eu repito para todos os meus clientes: "Saiba lidar com as incertezas". Depois de um ano instável em vários cenários para todos nós, essa é ou não é uma lição preciosa?

Quantos de nós começaram o ano em um cenário bem diferente do que gostariam? E quantos de nós já nos encontramos em estado de desânimo diante da incerteza?

E o que dizer da morte e toda a contradição de que o nosso fim está previsto, porém, ao mesmo tempo, não se pode prever? Você sai de manhã para trabalhar e a vida que você conhecia pode, de repente, acabar. Quer queiramos ou não, a incerteza é uma característica essencial da vida. Por isso, saber lidar com ela é essencial para vivermos melhor. Pense naqueles momentos em que nada era certo, em que você precisou deixar a sua zona de conforto... não foram momentos incrivelmente ricos em aprendizados?

Saber mudar a rota é tão importante quanto planejar. A cada dia que passa, estou mais certa de que a aceitação tem tanto poder quanto a ação. Como é bom ter disposição para seguir em frente mesmo não conhecendo o fim da história! Eu diria que é mais do que uma atitude corajosa perante a vida, é uma atitude inteligente. Afinal, o controle, a "segurança" são ilusões que aprisionam a nossa mente e só fazem limitar o nosso potencial aqui na Terra. Potencial de viver grandes amores, grandes projetos, grandes oportunidades em geral. Eu sei, a incerteza pode ser uma realidade muito angustiante, mas também pode ser muito instigante se trocarmos a ansiedade pela curiosidade.

Em física, resiliência se refere a capacidade que um material tem em suportar grandes impactos de temperatura e pressão, se deformar, mas pouco a pouco conseguir se recuperar e voltar à sua forma anterior. Se tememos a incerteza, dificilmente seremos resilientes. E se nos falta resiliência, sobram lamentações ao invés de soluções ou formas de adaptação às novas realidades que a vida naturalmente nos impõe.

Talvez você esteja se perguntando: "será a resiliência uma característica desfrutada apenas para as pessoas que são naturalmente assim ou outras pessoas conseguiriam desenvolvê-la?". Boa notícia: a resiliência pode ser aprendida, como qualquer outra habilidade. Tememos aquilo que não é certo porque aprendemos a olhar a vida desse jeito. A escolha de aprender a olhar a vida de uma outra perspectiva é só sua. Lembre-se que escolhemos sempre, até não escolher é uma escolha.

Carlos Drumond de Andrade, uma vez escreveu: “A dor é inevitável. O sofrimento, opcional”. Eu digo: "A incerteza é inevitável. O sofrimento, opcional". Se joga!

Que neste novo ano, possamos fazer as pazes com as nossas "fraquezas" e acolher de braços abertos a imprevisibilidade da vida! Que seu ano seja um ano cheio de sentido, mesmo que incerto. Que o que lhe cabe realizar, que assim seja feito, e mesmo com incertezas ao longo do caminho, que jamais você perca a sua capacidade de sonhar. Só realiza quem sonha, só petisca quem arrisca e consegue enxergar a beleza na incerteza.

Até uma próxima!

Ingridy Ribeiro é Coach de Vida & Carreira. Escreve às sextas-feiras

Em foco

Notícias primeiro na sua mão

Primeiro cadastre seu celular ou email para receber as ultimas notícias.

Curta nossa fan page, receba todas as atualizações - Foco Regional