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Vida Digital

por: Frederico Guimarães

Identidade virtual da empresa

29/01/2016 17:29

Bem vindos, meus amigos! Vamos iniciar hoje uma série de postagens ajudando você a criar e administrar suas mídias sociais. Vamos falar sobre como posicionar sua empresa nas mídias sociais partindo do zero, o que postar, como postar e quando postar. Serão dicas simples, mas que podem lhe ajudar – e muito – quando for divulgar seus produtos e serviços.

1 – O primeiro passo para trabalhar sua empresa online é um email. Crie um email com o nome de sua empresa para centralizar todos os canais de comunicação online. Sendo assim, você não vai precisar ficar abrindo vários emails para saber o que está acontecendo. Sugiro utilizar emails mais populares, como gmail e não domínios próprios como o da sua empresa ex:fulanodetal@minhaempresa.com.

2 - Defina quais canais você vai trabalhar. Conheça as mídias sociais e veja quais são as melhores para sua empresa e seu público. Dependendo do seu segmento não é válido criar uma conta no twitter, por exemplo. Conhecendo bem os canais, defina as mídias e mão na massa.
3 - Criado o email e definidas as redes, agora é hora de planejar. Não crie um perfil sem saber o que você vai colocar nele. Não deixe ao acaso, programe suas ações e a probabilidade de um retorno é muito maior. Faça planejamentos curtos, de, no máximo, três meses. Defina a quantidade de postagens e o tipo de material que você vai trabalhar em cada mídia. Tente intercalar as publicações em mais de uma mídia e depois compartilhe em outros canais.

4 - Feito o planejamento, é hora de criar as mídias. Uma coisa muito importante é o nome que você vai utilizar dentro daquele veículo. Faça as consultas para que você consiga ter o mesmo nome em todas as mídias. Imagina você ter um face /meunegócio, insta @meu_negócio , twitter @negocio_meu22 e YouTube /meu_negócio_SP. Confuso não? O indicado seria somente o nome da sua empresa, mas isso é praticamente impossível nos dias de hoje, devido ao grande número de empresas com o mesmo nome, então tente uma denominação composta que facilite o entendimento da sua empresa para seus clientes.

5 - Depois de definir os nomes, vamos à padronização visual. Exatamente, assim que o seu cliente abrir sua página o que ele irá ver? Sua marca em evidência! E melhor ainda se o padrão de comunicação for o mesmo em todas as mídias, não é? Vamos então padronizar marcas, fontes, texto, contato, e imagens a serem trabalhadas em suas mídias. Mantenha sempre a marca como imagem de perfil e não repita a marca em imagens de capa, como topo do face, twitter e YouTube, pois acaba ficando repetitivo. Utilize as capas como um complemento de seu serviço. Mostre produtos, campanhas, tema, lema, faça homenagens, crie, invente, inove... Mas cuidado com a troca demasiada e não abuse dos efeitos para não embaralhar tudo. Seja coeso e simples, essa é a tendência para as mídias sociais.

Dúvidas? Estou à disposição! A coluna é publicada sempre às sextas-feiras, como você sabe, mas, por conta desta série, faremos publicações extras. A próxima será na segunda-feira.

Frederico Guimarães é especialista em marketing digital escreve sempre às sextas-feiras.

E-mail: frederico@souhashtag.com.br


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