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por: Frederico Guimarães

3 motivos para investir em marketing

31/05/2016 16:28

Você deve estar pensando: “por que devemos falar em investimento em tempo de crise?” A palavra investimento é, para muitos, sinônimo de despesa, porém, se esquecem de atentar para o seguinte detalhe: o retorno. No dicionário está bem claro: investimento é a aplicação de recursos, tempo ou esforços, com a finalidade de se obter algo. Primeiro você investe para depois ter retorno.

A função do marketing é justamente aumentar o seu retorno. Mas, vamos com calma, não se aumenta o retorno da noite para o dia e nem sempre é uma tarefa das mais fáceis, ainda mais em tempos nos quais a palavra “crise” não sai da cabeça das pessoas. Agora, você vai ver três bons motivos para investir em marketing e aumentar os resultados do seu negócio.

Posicionamento de mercado

Você sabe como o seu cliente vê a sua marca? Afinal, ele já conhece a sua marca? Um dos motivos para investir em marketing está em orientar como as pessoas veem o seu negócio. Um bom exemplo disso foi a pesquisa de análise de concorrência feita pela Cacau Show há alguns anos, que conseguiu identificar o Boticário como sendo um de seus principais adversários diretos na briga por clientes. Como seria possível se um vende chocolates e o outro, perfumes? Eles tinham um público em comum, que buscava por presentes. Então, é essencial que você saiba como o público enxerga sua marca. Ocupar os melhores lugares no ranking de posicionamento no mercado é uma das tarefas fundamentais do marketing.

Conheça seu público-alvo

Você já sabe quem é o seu principal consumidor? Tão importante quanto saber como as pessoas veem seu negócio é saber para quem seu produto é destinado. Conhecer seu público vai muito além de sexo, idade e classe social. Tem a ver com o sucesso do seu negócio! Esta etapa tem que ser encarada como primordial no planejamento da sua empresa. Isto ajudará a fazer uma divulgação direcionada, com linguagem específica para maior compreensão do seu consumidor. A definição de público-alvo vai muito além de estratégias de marketing da empresa, esta definição tem relação direta com a aceitação dos clientes em relação aos produtos e serviços oferecidos pela sua empresa e seu posicionamento no mercado.

Endomarketing

Antes de falar deste assunto, você sabe o que isso significa? Endomarketing é um termo usado para identificar o marketing interno, um conjunto de ações e estratégias institucionais voltada para o funcionamento interno, colaboradores, revendedores, acionistas e etc. Ações de engajamento, campanhas motivacionais, palestras educativas, treinamentos direcionados, cafés da manhã com o presidente da empresa, eventos, comemorações de resultados, entre outros, são exemplos de ações de endomarketing.

Para muitas empresas estas ações conseguem melhorar o relacionamento interno com seus funcionários e, consequentemente, a produtividade. Tudo isso deve ser elaborado de acordo com os valores da companhia e ser muito bem estruturado para atingir seus objetivos. Um bom relacionamento com seus funcionários e o conhecimento dos detalhes da empresa ajudaram, e muito, no sucesso com seu público.

Falamos aqui de apenas três motivos para se investir em marketing nos tempos de crise. Vale lembrar que, assim como a palavra investimento, marketing tem como objetivo gerar retorno. Estas duas palavras tem, sem sombra de dúvidas, muito em comum. E são vários os métodos, ações e recursos a serem explorados por uma boa agência de marketing. Só lembrando que, se você imaginou sua empresa no ambiente externo, fazendo estas perguntas na rua para saber o que as pessoas acham de sua empresa, lembre-se que elas também estão, em sua maioria, na internet. Então investir em marketing hoje em dia é investir, e muito, no ambiente virtual.

E você, já sabe como as pessoas veem seus negócios na internet? Faça uma busca por sua empresa na rede e nos conte nos comentários o que você achou em relação a ela. Boa sorte!

Frederico Guimarães é especialista em marketing digital.

E-mail: frederico@souhashtag.com.br

 

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